SOBRE

A AmazonCred tem a satisfação de convidá-los para comemorar uma década de existência e nove anos de atuação do programa Amazônia Florescer.

Seja Bem Vindo

Em 07 de novembro de 2006 um grupo de pessoas genuinamente regional formado por empresários, educadores, bancários, administradores, advogados e profissionais de outras áreas, criou a associação de apoio a economia popular da Amazônia – AmazonCred, uma OSCIP credenciada pelo ministério da justiça, que tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento humano, socioeconômico e cultural dos cidadãos, desenvolvendo suas capacidades empresariais através do acesso as técnicas de gestão e organização de pequenos empreendedores econômicos ao microcrédito financeiro, proporcionando sua integração no mercado de bens e serviços. Seu atual presidente é o Sr. Carlos Alberto Jorge de oliveira.

A AmazonCred tem como missão “promover o desenvolvimento sustentável com equidade social e econômica para os empreendedores populares da região da Amazônia legal”.

Para consecução de seus objetivos a AmazonCred firmou parcerias com instituições financeiras formais, instituições multilaterais de fomento, agencias de desenvolvimento, órgãos da esfera municipal, estadual e federal dentre as quais se destacam o Banco da Amazônia S/A, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Meio Ambiente, Ministério de Trabalho e Emprego – MTE, atuando como mandatária de recursos financeiros para disponibilizar a seu público alvo através do microcrédito produtivo orientado – mpo.

Ao longo desses 11 anos, esse compromisso e sucesso vem se consolidando pela parceria com o Banco da Amazônia através da operacionalização do programa Amazônia Florescer, regulamentado pela lei nº 11.110 do PNMPO - Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado.

AMAZÔNIA FLORESCER

Maior e melhor programa de microcrédito da Amazônia legal, está celebrando nove anos de desafios e conquistas em prol da economia solidária.

O Programa foi concebido para possibilitar o acesso ao crédito aos empreendedores populares da Região Amazônica. Na operacionalização do Amazônia Florescer adota-se a metodologia de Microcrédito Produtivo Orientado que consiste no atendimento ao tomador final dos recursos por pessoas treinadas para efetuar o levantamento socioeconômico e prestar orientação educativa sobre o planejamento do negócio, para definição das necessidades de crédito e de gestão voltadas para o desenvolvimento do empreendimento.

O Amazônia Florescer fortalece o papel fundamental do Banco da Amazônia como principal Agente de Desenvolvimento da Região Amazônica.

 

QUEM PODE PLEITEAR O CRÉDITO?

Empreendedores do meio urbano que, em geral, trabalham por conta própria, que queiram desenvolver seus negócios e que têm dificuldade de acessar a empréstimos por falta de garantias reais.

 

QUAIS AS ATIVIDADES APOIADAS?

Mercearias, mercadinhos, feirantes, lanchonetes, armarinhos, venda de açaí, comidas típicas, restaurantes, venda de açaí, venda de cosméticos, confecções, fruteiras, açougues, peixarias, padarias, movelaria, artesanatos, salões de beleza, oficinas, costureiras, sapateiros, chaveiros, entre outros.

 

COMO PARTICIPAR DO AMAZÔNIA FLORESCER?

O acesso é por meio da formação de Grupos solidários, formados a partir da reunião voluntaria e espontânea de 03 A 08 empreendedores, que se conhecem, confiam e cooperam entre si e que se unem com o objetivo de obter crédito e crescerem juntas. Nesse processo todos os membros do grupo se responsabilizam conjuntamente pelo crédito.

 

O QUE É NECESSÁRIO PARA PARTICIPAR?

Residir ou trabalhar no bairro há pelo menos 1 ano.

Ter uma atividade há pelo menos 1 ano.

Ter idade mínima de 18 anos.

Apresentar cópia do CPF, RG e comprovante de residência.

 

O QUE PODE SER FINANCIADO?

Capital de Giro Solidário

Finalidade: Capital de Giro para compra de insumos, matéria-prima e mercadorias para grupos solidários com atividades de ciclos operacionais semelhantes;

Valores: de R$ 300,00 até R$ 15.000,00

Prazos: até 6 meses;

Taxa de Juros: 2,4% ao mês + 3 % da Taxa de Abertura de Crédito – TAC:

Garantia: Aval Solidário;

 

 

Vamos comemorar e relembrar a importância da atuação dessa parceria e da AmazonCred desde sua criação:

 

• Em novembro de 2007 a AmazonCred e o banco da Amazônia, celebraram o 1º termo de parceria para operacionalizar o programa Amazônia florescer, inaugurando a primeira unidade de microfinanças urbana no município de Ananindeua, com isso foi oportunizado os primeiros acessos aos serviços microfinanças para a população de baixa renda com uma menor burocracia e metodologia diferenciada.

• Em 2008 celebrou-se a abertura de mais duas unidades de mico finanças para atender a região metropolitana da grande Belém: UMF Pedreira e UMF Reduto.

• Em abril de 2009 a AmazonCred estabeleceu parceira com a fundação Cearense de pesquisa e cultura e ministério do trabalho e emprego para desenvolver o Planseq – microcrédito 2009, projeto de formação empreendedora que capacitou 143 pessoas que se tornaram clientes do programa Amazônia florescer.

• O mês de outubro de 2009 foi marcado pela parceria estabelecida com o banco interamericano de desenvolvimento – BID, com objetivo de financiar a seleção e contratação de consultoria e aquisição de bens e serviços destinados a expansão do programa de microcrédito na Amazônia.

• Ainda em 2009 celebrou-se o 2º termo de parceria com o banco da Amazônia para abertura da primeira unidade de microfinanças rural, localizada em castanhal para atender mais de 12 municípios do entorno.

• O ano 2010 iniciou com a criação do setor de recursos humanos da OSCIP com o objetivo de desenvolver a gestão estratégica de pessoas.

• Em março de 2010 iniciou-se o processo de expansão da vertente rural com a abertura da unidade de microfinanças de Manaus, no estado do Amazonas.

• Em junho de 2010 foi firmado parceria com MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário com objetivo de fortalecer a vertente rural do programa Amazônia Florescer e o PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar, com aquisição de 23 motocicletas para uso dos assessores de microfinanças.

• 2010, também foi marcado pelo 1º processo de expansão do programa Amazônia florescer urbano com a abertura das unidade de marabá e Abaetetuba.

• O ano 2011 iniciou com a continuidade da expansão do programa Amazônia florescer urbano para os municípios de castanhal e Santarém, no estado do Pará e uma unidade no estado do amazonas, cidade Manaus.

• Em setembro de 2011 foi celebrado um convenio com a Planet Finance – instituição de microfinanças francesa, com recursos oriundos da união europeia para oferecer curso de educação financeira, aos indígenas e quilombolas situados na região metropolitana de Belém, na metodologia de bancos comunitários. Mais de 500 empreendedores foram beneficiados.

• Para encerrar o ano de 2011, o mês de outubro foi celebrado com a expansão do programa Amazônia florescer rural para os municípios de Capanema, Tailândia, Santarém, Pedreira-Marajó, no estado do Pará, e unidade de Macapá, no estado do amapá.

• Em 2012 a AmazonCred e seus colaboradores comemoraram a implantação do plano de cargos e salários da OSCIP e celebração do 1º acordo coletivo de trabalho, até o ano 2015 já foram promovidos uma média de 44% de pessoas do quadro funcional.

• No ano 2013 foi celebrada a abertura de mais duas unidades do programa Amazônia florescer urbano para atender os estados do acre e de Rondônia.

• Para comemorar três anos de crescimento, grandes parcerias e expansão nos anos de 2011, 2012 e 2013, foi possível promover a grande festa “os melhores do ano”, nas quais foram premiados vários colaboradores e unidades de microfinanças com troféus, medalhas de honra ao mérito e placas de reconhecimento.

• Em 2014 foi celebrado o 3º termo de parceria para continuidade da operacionalização do programa Amazônia florescer. O trabalho desenvolvido pela AmazonCred e banco da Amazônia atingiu a meta máxima de recursos financeiros emprestados aos empreendedores populares da região amazônica, sendo necessário que o parceiro disponibilizasse ainda mais recursos para expandir o acesso ao microcrédito.

• A gestão estratégica de RH da AmazonCred valoriza seus talentos internos continuamente e em maio de 2014 incorporou no quadro da equipe gestora da OSCIP uma nova gerente operacional, Bruna Carvalho, talento oriundo do cargo de assessor de microfinanças e função de coordenador, que até hoje vem conduzindo os trabalhos operacionais com grande eficácia.

• No final do ano 2014 a AmazonCred particiou do 4º fórum nacional de inclusão financeira, realizado em Brasília, a OSCIP foi representada pela gerência de recursos humanos.

• Sob a coordenação do setor de RH, no planejamento estratégico 2015, foi lançado o projeto “aprendiz de aprendizes” que até hoje contribui com o desenvolvimento do capital intelectual dos colaboradores da AmazonCred.

• Em julho de 2015 o setor operacional, em parceria com a gestão estratégica de RH, realizou o 1º fórum de gestão da OSCIP, que contou com a participação dos colaboradores da vertente urbana e rural.

• Em novembro de 2015 a diretora graça moura e gerente de RH, Débora Ximenes marcaram presença no 5º fórum nacional de cidadania financeira, em Brasília. Na oportunidade foi firmada parceria com Instituto Cooperforte visando capacitar os funcionários da AmazonCred como multiplicadores em educação financeira.

• O planejamento estratégico 2016 foi marcado pela presença dos representantes do ministério do trabalho e ministério do desenvolvimento agrário que contribuíram como palestrantes no evento. Na oportunidade a gestão estratégica de RH apresentou o projeto “educação financeira”, visando atender os clientes atendidos pelo programa Amazônia florescer. Até hoje já foram capacitados e certificados mais de 300 empreendedores.

• Em maio de 2016 a OSCIP participou da 3ª semana nacional de educação financeira, promovida pelo banco central do brasil. Na oportunidade estabelecemos parceria com o grupo de educação financeira da Amazônia - GEFAM/UFPA, para a impressão e divulgação da primeira cartilha do grupo sobre finanças pessoais.

• Em julho de 2016 o setor operacional, em parceria com a gestão estratégica de RH, realizou o 2º fórum de gestão da OSCIP, que contou com a participação dos colaboradores da vertente urbana e rural.

 

São dez anos de parceria pelo desenvolvimento sustentável da região amazônica promovendo cidadania, empreendedorismo, inclusão e educação financeira aos empreendedores populares e agricultores familiares, possibilitando-lhes a geração de trabalho, renda e equidade social.

 

Nossa rede de atendimento: são 10 unidades urbanas e 5 unidades rurais

No estado do Pará: Ananindeua, Belém, Castanhal, Abaetetuba, Capanema, Tailândia, Marabá e Santarém

No estado do Amazonas: Manaus

No estado do Acre: Rio Branco

No estado de Rondônia: Porto Velho

 

Como resultado de todas essas grandes parcerias e realizações temos a comemorar:

 

Na vertente rural: mais de 27 mil clientes atendidos e mais de 76 milhões aplicados

Na vertente urbana: mais de 189 mil clientes atendidos e mais de 300 milhões aplicados

 

Parabéns a todos os parceiros, gestores e colaboradores que foram protagonistas dessa história de sucesso e são testemunhas de que é possível construir um mundo melhor através do programa Amazônia Florescer!

Belém - Matriz

R. Sen. Manoel Barata - Campina, Belém - PA

(91) 3212-8279

mail@website.com

©2018. AMAZOMCRED by Taí Comunicações. All Rights Reserved